Como posso fazer para utilizar os dados de radiação solar global (Rg) ao invés de dados de insolação(n)?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como posso fazer para utilizar os dados de radiação solar global (Rg) ao invés de dados de insolação(n)?

Mensagem  Rochane de Oliveira Caram em Qui Ago 26, 2010 9:47 am

Bom dia,
Estou com a seguinte dúvida:
O modelo requer dados de entrada de insolação (n), dentre as variáveis climáticas. Porém, possuo apenas os dados de radiação solar global (Rg).
Posso utilizar os dados de radiação solar ao invés dos dados de insolação?
Quais as alterações necessárias no modelo MGB?

Att.
Rochane

Rochane de Oliveira Caram

Ver perfil do usuário

Re: Como posso fazer para utilizar os dados de radiação solar global (Rg) ao invés de dados de insolação(n)?

Mensagem  Walter Collischonn em Sex Ago 27, 2010 9:42 am

Sim, você pode, mas precisa mexer no código.
O programa faz todo um calculo internamente para obter a radiação solar incidente a partir das horas de sol (n). Mas você já tem esta informação. Neste caso você tem duas opções:
1) mexer no código para ler diretamente os dados de radiação; ou
2)se você quer continuar usando a versão atual, com a interface, transforme sua radiação medida em horas de sol equivalentes (use a equação 4.2.6 do Handbook of Hydrology, e resolva para obter n, a partir de St medido, as=0,25 e bs=0,50 e So estimado pela equação 4.4.4 do mesmo livro).

Walter Collischonn

Ver perfil do usuário

Re: Como posso fazer para utilizar os dados de radiação solar global (Rg) ao invés de dados de insolação(n)?

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Sex Ago 27, 2010 3:47 pm

Walter Collischonn escreveu:
2)se você quer continuar usando a versão atual, com a interface, transforme sua radiação medida em horas de sol equivalentes (use a equação 4.2.6 do Handbook of Hydrology, e resolva para obter n, a partir de St medido, as=0,25 e bs=0,50 e So estimado pela equação 4.4.4 do mesmo livro).

Só para complementar a informação do Walter, para entrar com dados climatológicos que não estejam no formato Hidroweb você precisa deles na formatação "ASCII colunas", para ter um exemplo dessa formatação você pode usar o Programa de Manejo de Dados Hidroweb (disponível na página do MGB) e transformar um dado ASCII hidroweb em ASCII coluna, e então editar seus dados climatológicos a partir dele, no excel, não alterando a formatação.
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Rochane de Oliveira Caram em Seg Ago 30, 2010 8:51 am

Bom dia,
Obrigada pelas informações.
Vou tentar fazer as alterações.
Qualquer coisa volto a entrar em contato.

Att.
Rochane Caram

Ver perfil do usuário

Mensagem  Rochane de Oliveira Caram em Seg Ago 30, 2010 4:19 pm

Boa tarde Walter,

Fiz as modificações no código do modelo para ler a radiação direto, mas está dando o seguinte erro:
ERRO PRESSAO SUB CELULA

O que acha que pode ser?

Att.
Rochane

Ver perfil do usuário

Mensagem  Mino em Qua Set 01, 2010 12:45 pm

Vamos lá.
No loop dos usos, dentro da rotina celula.f90 os dados climaticos são verificados dentro de uma faixa específica de valores.
Para a pressão, temos:
IF(PAX.GT.130.0.OR.PAX.LT.70.0)STOP 'ERRO PRESSAO SUB CELULA'
Ou seja, se a pressão for maior do que 130 kPa ou menor do que 70 kPa, o programa encerra pelo comando STOP e retorna na tela o erro.

Sugestão:
1. Verificar quando e onde ocorre o erro, bem como o valor da pressão. Isso ajuda na hora de cogitar quais são os possíveis erros.
Pode verificar escrevendo uma linha simples em fortran, por exemplo.
write(*,*)it,ic,iu,pax
Assim, será retornado na tela o tempo de simulacao, a célula, o uso e o valor da pressao!

2.Certifique-se de que os dados de entrada estão ok (confira a unidade em KPa!)

3.Caso seja necessário e razoável, modifique ou desative a restrição. [IF(PAX.GT.130.0.OR.PAX.LT.70.0)]

4.Se identificar que existe algum valor absurdo nos dados de entrada, converta para -1.00 ou qq outro negativo que o programa vai reconhecer como falha e utilizar a média mensal.

Dica:Se está utilizando o código em fortran, pode utilizar a ferramenta de busca ("Find") do compilador para tentar identificar onde o programa está parando.
É uma meio simples, mas muito funcional. A partir dai utilizar o write(*,*)[variavel suspeita] também ajuda bastante.
No seu caso, eu busquei "ERRO PRESSAO" e o compilador me apontou a rotina celula.f90, na linha 65...

Espero ter ajudado,
Mino cheers
Mino

Ver perfil do usuário

Mensagem  Rochane de Oliveira Caram em Qua Set 01, 2010 3:01 pm

Boa tarde Mino,
Obrigada pela sua ajuda.
Era esse erro mesmo que estava ocorrendo.

Att.
Rochane

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: