Utilizando rotinas de previsão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Utilizando rotinas de previsão

Mensagem  Mahelvson em Sab Dez 15, 2012 11:12 am

Bom dia, tenho utilizado o MGB-IPH para previsão com um dia de antecedência de modo operacional, interpolando os dados observados até o dia anterior ao que eu quero prever, utilizando a precipitação do dia seguinte de um modelo atmosférico, utilizando a opção ICALIB = 0 . Gostaria de saber se na rotina de previsão (ICALIB = 2) é possível: (1) utilizar o modelo com retroalimentação das vazões observadas? (2) O ARQPREV.hig é um arquivo de chuva interpolada apenas de previsão? e (3) utilizar dois arquivos de chuva interpolada, um observado e um previsto, (CHUVAbin.hig e ARQPREV.hig), de modo que o modelo utilize os dados observados até o dia anterior ao dá previsão automaticamente? Não sei se ficou claro, mas desde já agradeço qualquer ajuda. Um abraço.

Mahelvson

Ver perfil do usuário

Re: Utilizando rotinas de previsão

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Qui Dez 20, 2012 9:53 am

Mahelvson

Sim, é possível fazer tudo isto que você supôs.

Contudo, você vai precisar trabalhar um pouco utilizando o código fonte do MGB, pois a maior parte das rotinas de previsão do modelo devem ser alteradas via FORTRAN.

Abraço
Fernando
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Mahelvson em Qui Dez 20, 2012 10:14 am

Tenho utilizado realmente a versão em código-fonte mas como nunca programei em fortran essas dúvidas ai eram se eu realmente tinha entendido o código. Outras duas questões:

(1) Os períodos dos arquivos de precipitação interpolada devem ser feitos de que maneira? P.e.: quero realizar uma previsão do ano de 2011 e possuo os dados de 2010 e 2011 observados e 2011 do modelo atmosférico. O período do CHUVABIN deve ser os anos de 2010 e 2011 completos e o ARQPREV apenas o de 2011?

(2) A alteração do código necessária é apenas na rotina ATUALIZA.f90 ? Por exemplo.. POSTORIO(1)=4 o índice 1 é número da sub-bacia? e o 4? Não é possível utilizar esta rotina com apenas uma bacia (minha modelagem não é para uma bacia muito grande) ?

Agradeço a ajuda!

Abrçs,
Mahelvson

Mahelvson

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Seg Jan 07, 2013 3:25 pm

Mahelvson,

(1) Os períodos dos arquivos de precipitação interpolada devem ser feitos de que maneira? P.e.: quero realizar uma previsão do ano de 2011 e possuo os dados de 2010 e 2011 observados e 2011 do modelo atmosférico. O período do CHUVABIN deve ser os anos de 2010 e 2011 completos e o ARQPREV apenas o de 2011?

R: O CHUVABIN deve possuir dados até o último intervalo de tempo com dados observados. O ARQPREV deve começar exatamente um intervalo de tempo após o último intervalo com postos observados.

(2) A alteração do código necessária é apenas na rotina ATUALIZA.f90 ? Por exemplo.. POSTORIO(1)=4 o índice 1 é número da sub-bacia? e o 4? Não é possível utilizar esta rotina com apenas uma bacia (minha modelagem não é para uma bacia muito grande) ?

R: Sim. POSTORIO(SUB-BACIA)= ORDEM DO POSTO (1, 2, 3...) A SER ASSIMILADO NO ARQUIVO DE QOBS. É possível usar somente uma bacia sim.
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: