Clima formato ASCII trocando lat long?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Clima formato ASCII trocando lat long?

Mensagem  daniel.victoria em Ter Abr 10, 2012 10:19 am

Oi a todos,

Preparando os dados de clima para uma simulação a partir de arquivos ASCII colunas notei algo estranho. Na interface do MapWindow é preciso colocar a latitude e longitude de cada uma das estações. Até ai OK. Porém, quando peço para gerar o arquivo shape com as estações meteorológicas a latitude e longitude é trocada e as estacoes caem no local errado. Já fiz isso duas vezes, me certificando que coloquei os valores corretos no campo lat e long.
Tb percebi que o shape gerado contém um ponto na coordenada 0,0. Li num outro post que isso é normal e que este ponto deveria ser sobre-escrito. Porém isso não esta acontecendo e uma mas minhas 6 estacoes meteorológicas não esta entrando no arquivo shape.

Na fig. abaixo tem as coordenadas originais e as obtidas pelo shape do mapwindow. Veja que as coordenadas estão invertidas e que a estação porto velho não foi criada

Desta forma os pontos das estações caem fora da bacia

E no arquivo de média climática as coordenadas aparecem na ordem lat long (acho que esta invertido, quando comparo com outras rodadas exemplo do MGB) e os dados da última estação não são criados.
----- pedaço do arquivo clima.mgb ----
-9.930 -62.960 31992_mgb_ascii Ariquemes
-11.480 -61.370 31993_mgb_ascii Cacoal
-12.420 -64.230 31994_mgb_ascii Costa Marques
-10.790 -65.280 31995_mgb_ascii Guajara Mirim
-10.880 -61.970 31996_mgb_ascii Ji-Parana
-9.390 -62.020 31997_mgb_ascii Machadinho

Estou pensando em, por hora, repetir a última estação na entrada de dados, para que ela seja incluída no processamento e inverter as colunas no arquivo de clima.mgb. Isso daria certo? Alguma outra recomendação?

Grato e desculpe pelo longo post
Daniel

daniel.victoria

Ver perfil do usuário

Re: Clima formato ASCII trocando lat long?

Mensagem  Admin em Ter Abr 10, 2012 9:49 pm

Daniel,

Que interessante este erro. Eu não tinha notado ele.

Você está digitando aonde os dados das coordenadas? Na ferramenta de atualização de base de dados interna?

Os seus dados estão realmente invertidos na parte de médias!

Acredito que se você inverter as coordenadas, vai funcionar.
Contudo, não precisa repetir o primeiro posto, basta dar uma navegada pelo botões de escolha de qual posto será utilizado, para ele se auto-atualizar, e enteder que o posto será utilizado.

Você pode testar isto, por favor? Eu vou verificar se tem algo invertido no código fonte do programa.

Abraço

Fernando

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://mgb-iph.forumpramim.net

Mensagem  daniel.victoria em Qua Abr 11, 2012 7:52 am

Fernando,

Entrei com as coordenadas lat long na caixa de diálogo "Utilizando base de dados externa", nas opções de latitude e longitude que aparecem logo abaixo da caixa para colocar o nome da estação. O formato dos dados que estou utilizando é ASCII Colunas.

Inverti os valores de lat/lon na caixa de diálogo e tanto o shape quanto o arquivo de médias foram gerados corretamente.

Quanto a ultima estação não estar sendo gerada, fiz o que vc sugeriu, dei uma navegada pelas estações e vi que uma que tinha marcado como utilizar estava sem ser utilizada. Então dar essa passada pelas estações funcionou.

A interface do mapwindows que estou usando é de Novembro de 2011 (não achei um número de versão)

Muito obrigado pela ajuda.
Daniel

daniel.victoria

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Qua Abr 11, 2012 3:28 pm

Daniel,

Obrigado por avisar sobre o erro. Vamos corrigir isto para a próxima versão. Em breve vamos colocar a versão mais nova na página do modelo.

Abraço

Fernando

Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: