Resultados MGB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resultados MGB

Mensagem  vagnerfelix em Dom Maio 21, 2017 5:36 pm

Olá. estou utilizando o MGB para simular vazões na bacia do rio Capibaribe - PE. Consegui fazer o modelo funcionar, mas estou encontrando dificuldade em compreender os resultados, tanto na interface quando nos arquivos gerados, e por enquanto os resultados estão péssimos. Acho que cometi algum erro na hora de escolher os centroídes que desejo obter o resultado. Na verdade, não entendi bem isso. Seria possível você me passar uma breve explicação a esse respeito, de como escolher as centróides corretas?

Outra coisa, se eu quiser analisar a vazão calculada abrindo os resultados no Excel, quais são os arquivos de saída que devo utilizar para isso? Você poderia me explicar o que significa cada arquivo gerado pelo MGB e qual devo utilizar para comparar as vazões calculadas e observadas? Também estou pensando em analisar os processos hidrológicos, o modelo atual já gerar esses processos ou devo acoplar algum código? É possível criar arquivos raster de cada processo na interface? Só encontrei a opção de gerar raster de chuva.

Abraço, Vagner.

vagnerfelix

vagnerfelix

Ver perfil do usuário

Re: Resultados MGB

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Dom Maio 21, 2017 5:56 pm

Olá Vagner
Vamos para as suas respostas, espero que ajude:
1. O centróide escolhido estará no centro geométrico da minibacia, mas o resultado dele é relativo com o exutório da minibacia. Então você deve fazer a escolha sempre pensando em relacionar o posto que está no exutório da minibacia com o centróide desta mesma minibacia;
2. O arquivo que tem todas as vazões para todas as minibacias em todos os intervalos de tempo se chama "QTUDO" e é gravado na pasta Output do modelo. Ele é um arquivo binário, você tem que usar algum programa leitor de binários para transformar ele em arquivo de texto, como o programa que disponibilizamos na página de download do modelo;
3. O modelo salva também em arquivos binários as informações de evapotranspiração real em todas as minibacias. Outros dados como água no solo, vazão de base, e etc... você terá que baixar o código do programar para rodar e mandar salvar;
4. Na interface não é possível criar arquivos raster para cara processo. Você precisará programar isso se desejar.
Inclusive se desenvolver alguns códigos legais, pode nos enviar que nós acoplamos eles no modelo versão distribuída, dando os devidos créditos para você.
Saudações
Fernando
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Mensagem  vagnerfelix em Seg Maio 22, 2017 9:27 pm

Obrigado pela feedback, Fernando.

Rodei o programa novamente e deu tudo certo.

Só mais um dúvida, o arquivo binário "Qtudo" mostra as vazões em cada minibacia, certo? Se eu quiser analisar apenas a vazão calculado nas estações, o arquivo que devo utilizar é Vazão.Qcl, é isso?  

Abs.

vagnerfelix

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Seg Maio 22, 2017 9:40 pm

Isso mesmo
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Mensagem  vagnerfelix em Seg Maio 22, 2017 9:41 pm

Ok.

Obrigado.