Dados climatológicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dados climatológicos

Mensagem  Daniel Alves Jati em Ter Jul 19, 2016 10:01 am

Olá galera!

Estou trabalhando com uma bacia com praticamente um posto pluviométrico e um climatológico disponibilizado pela ANA. Então estou tentando adaptar dados do SWAT, mas estou com algumas dúvidas. O arquivo colunas gerado pelo manejo hidroweb, com base nos arquivos da ANA possui as informações:
Temperatura do Ar - Média (°C), Temperatura do Ar - Máxima (°C), Temperatura do Ar - Mínima (°C), Temperatura da Água - Média (°C), Temperatura da Água - Máxima (°C), Temperatura da Água - Mínima (°C), Temperatura do Solo - Média (°C), Temperatura do Solo - Máxima (°C), Temperatura do Solo - Mínima (°C), Anemômetro do Tanque (km/h), Anemômetro do Tanque - Leitura, Anemômetro Elevado (km/h), Anemômetro Elevado - Leitura, Evaporação - Piche (mm), Evaporímetro de Piche - Leitura, Evaporímetro de Piche - Complemento, Evaporação - Tanque (mm), Tanque Evaporimétrico - Leitura, Tanque Evaporimétrico - Complemento, Chuva - Pluviômetro (mm), Chuva - Pluviógrafo (mm), Insolação - Horas e Décimos, Umidade Relativa do Ar (%), Termômetro Seco - Leitura (°C), Termômetro Úmido - Leitura (°C), Pressão Atmosférica (mb).

Mas observei que o arquivo "input" para o MGB possui somente:
temperatura, umidade relativa, insolação, velocidade do vento, e pressão atmosférica. Minha pergunta é:

Qual das colunas de temperatura e anemômetro na fase de pré-processamento o MGB utiliza para gerar o arquivo "input"?

Smile

Daniel Alves Jati

Ver perfil do usuário

Re: Dados climatológicos

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Ter Jul 19, 2016 7:47 pm

Daniel
Eu não lembro de cabeça. Mas acho que é Anemômetro Elevado (km/h)
Qualquer coisa, repita o mesmo dado em todas colunas de anemômetro, que ele vai pegar.
Abraço
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Daniel Alves Jati em Qui Jul 21, 2016 7:29 am

Blz, mano!

Vou fazer isso.

Grato.

Daniel Alves Jati

Ver perfil do usuário

Mensagem  Daniel Alves Jati em Ter Ago 09, 2016 8:16 am

Olá galera!

Estou com uma dúvida nas unidades nos arquivos .CLN e .cli. Verifiquei que a pressão atmosférica no arquivo da ANA está na unidade de mB. Quando gero os arquivos .CLN e .cli no pré processamento, o resultado para o dados do arquivo .cli permanecem na mesma unidade do arquivo ANA, porém para os dados no arquivo médias mensais ocorre uma conversão para KPa, assim pode-se perceber que existe uma diferença de unidade nos arquivos .cli e .CLN. Gostaria de saber se os inputs são assim ou deve-se fazer padronização de unidades? A mesma dúvida me ocorreu quanto a velocidade do vento, verifique que no arquivo de médias a unidade usada é m/s, e gostaria de confirmar com vocês qual a unidade usada para velocidade do vento nos arquivos de dados diários. Essas são dúvidas que surgiram, já que estou adaptando dados do SWAT para o MGB, então tenho que confirmar as unidades.

Abraços!

Daniel Alves Jati

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro F. Jardim em Qua Ago 10, 2016 11:53 am

Boa tarde Daniel,

Devido a uma alteração recente que fizemos no plugin, apesar de os dados diários .cli que saem atualmente do pré-processamento serem em mB, deves convertê-los para kPa. Desta forma tanto os dados de clima diário quanto médias mensais devem estar em kPa para rodar o programa.

Quanto aos dados de velocidade do vento a unidade é de fato m/s.

Abraço,
Pedro Jardim

Pedro F. Jardim

Ver perfil do usuário

Mensagem  Caluan em Sex Jan 20, 2017 7:45 am

Olá,

Gostaria de confirmar se meu raciocínio está certo com relação aos arquivos de entrada e saída da pressão e as conversões necessárias.
Eu devo usar a entrada em mbar pois na hora de gerar o arquivo .CLN é feita a conversão para kPa (se utilizar outra unidade de entrada ele não fará a conversão corretamente).

No arquivo .CLI não é feita nenhuma conversão, o arquivo possui a mesma unidade de entrada. Porém os dados do arquivo .CLI devem estar em kPa.
Se for isso mesmo, penso que é melhor utilizar uma entrada em kPa para gerar o .CLI e outra em mbar para gerar o .CLN. É isso mesmo?

Obrigado!

Caluan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Dom Jan 22, 2017 6:29 pm

Caluan
Seguindo a resposta do Pedro: "tanto os dados de clima diário quanto médias mensais devem estar em kPa para rodar o programa"
Ou seja, você deve usar os valores em Kpa.
Abraço
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Caluan em Seg Jan 23, 2017 4:37 am

Olá Fernando, obrigado pela resposta.

Então o mais simples é gerar meus arquivos .CLI e .CLN (devidamente formatado) sem utilizar a função do MGB para isso?

Caluan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Seg Jan 23, 2017 8:23 am

Olá Caluan
A questão do quer for mais simples é com você.
Geralmente simplesmente carregar os dados da ANA, ou usar a base interna, é o mais simples para um usuário padrão.
Mas se você tem outros dados e souber gerar eles no formato certinho com facilidade, você pode gerar por fora com certeza.
Abraço
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: