Calibração do Modelo – nash satcliffe com valor negativo.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  Marciana Barbosa em Qui Fev 04, 2016 10:42 am

Boa tarde a todos!

Fiz o curso com vocês no SBRH 2015 e com ajuda do Vinícios conseguir colocar o modelo para rodar.
A área que estou trabalhando é a bacia hidrográfica do açude Castanhão com 44.850 km² de área de drenagem e volume de 6.700.000.000 m³. O açude fica localizado no semiárido do Nordeste do Ceará.

Já fiz várias tentativas de calibrar, desde valores mais extremos a valores mínimos, no entanto, o coeficiente sash satcliffe sempre resulta em valores negativos (imagem em anexo). Já li vários trabalhos e encontrei na dissertação: Avaliação de melhorias para um sistema de previsão hidrológica horária, elaborada por Ângela Breda, 2008, que valores negativos do coeficiente nash satcliffe indica que os valores observados e calculados são desconexos. No mesmo trabalho também recomenda utilizar valores de vazões observados médias.

- Diante do fato exposto, eu alterei o txt das vazões observados, com todo cuidado (sempre respeitando os espaços), dos valores diários para valores com vazões médias mensais. O programa aceita eu salvar o projeto, mas, quando tento colocar para rodar, dá um erro e não roda.

- Eu também tentei uma calibração automática, mas não tive sucesso, ou seja, não conseguir fazer com o programa gerasse o arquivo para inserir na calibração automática.

Diante do fato exposto, peço ajuda para as seguintes dúvidas:
- O programa pode ser usado para regiões semiáridas, ou seja, ele foi desenvolvido para ser aplicado na região Sul, e por isso, não conseguirei calibrar?

- Caso a resposta seja não. Como faço para alterar os parâmetros e conseguir valores positivos do nash satcliffe?

- Como faço para conseguir valores de vazões médias observadas? Visto que, não conseguir alterando o txt manualmente?

Desde de já agradeço.
Marciana

Marciana Barbosa

Ver perfil do usuário

Re: Calibração do Modelo – nash satcliffe com valor negativo.

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Qui Fev 04, 2016 3:36 pm

Oi Marciana,
As causas podem ser várias.
Tem como você colar a figura dos hidrogramas obtidos aqui?
Pode colocar os seus parâmetros também?
A princípio já aplicamos o modelo para algumas bacias do Oeste da Bahia, incluindo regiões onde o ri seca.
Abraço
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Marciana Barbosa em Qui Fev 04, 2016 8:02 pm

Oi Fernando!

No link abaixo, envio um dos resultados, que acredito ser o melhor resultado que obtive. Mas, para chegar a esse resultado, eu fiz várias calibrações. Desde valores máximos a mínimos e o nash é sempre negativo.

sendspace.com g8q60m

O que posso fazer?

Agradeço o retorno.
Att.;
Marciana

Marciana Barbosa

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Sex Fev 05, 2016 7:06 am

Marciana,

A princípio seus parâmetros estão OK, com exceção do CS que está muito pequeno. Eu recomendo você mudar ele para 20 e ir baixando caso necessário melhorar.

Porém o que mais me intriga é a diferença de 4000m³/s nos picos dos hidrogramas. Você tem certeza que os postos estão nas minibacias corretas? Qual a área de drenagem dos postos fluviométricos? Ela faz sentido com a área calculada pelo MGB?

E os dados de chuva utilizados, eles fazem sentido? Será que não tem problema neles?

Essa vazão sendo gerada me parece ser ou muita chuva, ou dado de vazão que não fecha com o ponto.

Teste também colocar valores de wm bem grandes, só para ver o que acontece com os picos.

Abraço
Fernando
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

CALIBRAÇÃO DO MODELO – NASH SATCLIFFE COM VALOR NEGATIVO.

Mensagem  Marciana Barbosa em Seg Fev 08, 2016 11:59 am

Oi Fernando!

Fiz a calibração seguindo sugestões sugeridas por você e os resultados estão no link. Mas o fato é que, o nash satcliffe é sempre negativo.

sendspace.com wxee9w

- Eu utilizei dados de chuvas e clima interno do modelo.
- As vazões são dos postos fluviométricos monitorados pela ANA.
- Você tem certeza que os postos estão nas minibacias corretas? coloquei os imagens para você ver, e estão corretos.

?? Qual a área de drenagem dos postos fluviométricos? Ela faz sentido com a área calculada pelo MGB? Onde posso encontrar o dado gerado pelo MGB?
É possível que esse seja gerado só em função da área errada?

Obrigada pelo retorno!

Att
Marciana

Marciana Barbosa

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fernando Mainardi Fan em Dom Fev 14, 2016 5:17 pm

Oi Marciana,

Com o arquivo MINI.GTP você gera o shapefile de pontos para cada minibacia.

Nos campos do Shapefile um deles é AreaM, que é a área total a montante de cada uma das minibacias.

Com estas áreas é possível checar se faz sentido.

Com o arquivo que tu enviou eu notei que é possível variar amplamente as vazões mudando os parâmetros, talvez seja uma questão de calibração mesmo. Você pode explorar um pouquinho mais parâmetros como a capilaridade e o Wc nesse processo.

Seguindo a tentativa que você fez, de calibrar as vazões mensais ao invés de diárias (se isto for suficiente), eu diria para você pegar os resultados diários do modelo e "mensalisar" eles no excel, e aí é possível calcular no excel mesmo as métricas como Nash, NashLog, ErroVol, e etc... Os resultados das minibacias selecionadas para gravar resultado ficam na pasta "output" do projeto.

Abraço
Fernando Mainardi Fan

Ver perfil do usuário

Agradecer

Mensagem  Marciana Barbosa em Dom Fev 14, 2016 5:28 pm

Oi Fernando!

Apenas para agradecer o apoio.
Vou fazer suas sugestões sugeridas por você.

Att;
Marciana

Marciana Barbosa

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: